Breve Histórico

Breve HistóricoEm 07.07.1997 Nairon Bastos Pereira colou grau pela UNIJUÍ (Universidade do Noroeste do Estado do RS). No mesmo ano transferiu residência para Porto Alegre/RS, no intuito de cursar a escola da AJURIS. Em 1999 obteve aprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil.
Através da Escola Superior da Magistratura (ESM) foi convidado a participar voluntariamente da inauguração e experimento do Posto da Escola do 5º Juizado Especial Cível, naquela época tendo como orientador o juiz e hoje aposentado Desembargador Artur Arnildo Ludwig.
Esta atuação voluntária no serviço público lhe rendeu o convite para ser Juiz Leigo no 6º Juizado Especial Cível de Porto Alegre (antigo Foro Regional da Tristeza). Atividade que desempenhou desde 25.10.1999 até 01.09.2001, tendo como juiz titular, Dr. Jorge Maraschin dos Santos, atualmente desembargador integrante da 24ª Câmara Cível do TJRS.
No início do ano de 2000, no intuito de acumular experiência, Nairon Bastos Pereira alçou novos voos e trabalhou no escritório “Altemo Advogados Associados” e “Campos Escritórios Associados”.
De 2001 a 2006 realizou inúmeros cursos na área jurídica e também pós “latu sensu”. Naquela época, em concomitância aos estudos, trabalhou em parceria com outros escritórios sediados em Porto Alegre/RS.
Em 2008 retornou para São Borja e realizou o sonho de abrir o próprio escritório de advocacia, localizado na Rua General Osório, nº 1694, centro, São Borja/RS.
Com endereço profissional já fixado na sua cidade natal aprimorou seus estudos mediante participação no curso da rede de ensino LFG - Luiz Flávio Gomes, “Curso de Delegado Federal Específico”, com carga horária de 639 horas.
Estudando as peculiaridades da região missioneira e do agronegócio, desenvolveu a tese da Dupla Inconstitucionalidade da MP nº 2.196-3/01, sendo convidado a prestar entrevista em umas das revistas mais lidas no País (CONSULEX). Em dezembro de 2011 foi publicado o editorial.
A partir de agosto de 2013 até março de 2015, junto com outros dois advogados, integrou a consultoria jurídica do CLUBE COMERCIAL de São Borja.
Após respeitabilidade e bom conceito no meio jurídico, foi convidado a integrar a chapa da presidência da subseção da OAB de São Borja/RS (gestão 2016/ 2018), assumindo o cargo de “conselheiro”, com atuação em processos éticos por infrações disciplinares.
No ano de 2018 foi convidado pelo prefeito municipal para ocupar o Cargo em Comissão de Assessor Especial Jurídico, Tributário e Fiscal. Função que desempenhou até o dia 22.02.2019, quando solicitou exoneração “A PEDIDO”, desligando-se definitivamente dos quadros por não concordar com os métodos políticos de administração das verbas públicas.
Em 2019 foi convidado a advogar para a Associação Atlética Banco do Brasil - AABB - São Borja/RS.
No final do ano de 2020 foi indicado para desempenhar o honroso cargo de Assessor Jurídico do SINDICATO RURAL de São Borja/RS.
Por fim, no ano de 2021 assumiu a Comissão de Fiscalização do Exercício profissional e Publicidade na Advocacia, OAB/RS, Subseção de São Borja/RS (gestão 2019/2021).